Resenha - Senhor dos Anéis (A sociedade do anel)


Título: O Senhor dos Anéis - A Sociedade do Anel - Vol. 1
Autor: J.R.R. Tolkien
Editora: Martins Fontes
Nº de páginas: 434
Avaliação: ★★★★★

Sinopse:
Numa cidadezinha indolente do Condado, um jovem hobbit é encarregado de uma imensa tarefa. Deve empreender uma perigosa viagem através da Terra-média até as Fendas da Perdição, e lá destruir o Anel do Poder - a única coisa que impede o domínio maléfico do Senhor do Escuro.
Resenha
Como a maioria de vocês sabem, a trilogia veio depois de O Hobbit (confira a resenha aqui), mas a adaptação cinematográfica de O Senhor dos Anéis veio antes. Acho que todos sabem do que se trata o primeiro livro. Frodo torna-se O Portador do Anel e tem a missão de destruí-lo em Mordor, onde as sombras se deitam. Para ajudá-lo, Gandalf o leva até Valfenda, onde está seu grande amigo Elrond, que ajuda a formar a Sociedade do Anel, que inclui dois homens: Aragorn e Boromir. Um anão: Gimli. Quatro hobbits: Frodo, Sam, Merry e Pippin. E um elfo: Legolas. (OMG, nem sei como lembrei de todos esses nomes agora lol).

No primeiro livro a Comitiva já passa por diversos perigos e perdem Gandalf por conta de um Balrog. E no fim, Frodo e Sam abandonam a sociedade para irem juntos à Mordor e acaba. É óbvio que tem coisas que não acontecem no filme, e uma das coisas que eu mais achei engraçado são as vezes em que Legolas está com muito medo, e no filme, ele é muito valente e corajoso.

O meu Senhor dos Anéis é volume único, contendo os três livros.
A escrita de Tolkien é clássica, por mais que o texto de O Senhor dos Anéis já tenha sido traduzido por tantas pessoas e por ter sido alterado originalmente pelo filho de Tolkien. Mas eu gosto bastante da escrita e da tradução, acho formal para época que eu imagino que se passe na Terra-média.

Nem preciso dizer que o enredo é extraordinário, né? Isso vai desde a criação da Terra-média, dos hobbits e de outras raças, das histórias por trás de cada nome e o nome de seu pai (exemplo: Aragorn, filho de Arathorn, Frodo, filho de Drogo, Legolas, filho de Thranduil). Com certeza Tolkien teria um história na ponta da língua para cada história por trás dos nomes. A criação dos nomes mais que originais, as línguas de orcs e elfos de diferentes países, as runas élficas e inúmeras línguas que ele criou. Ele criou um mundo incrível e com isso, influenciou grandes autores atuais de fantasia.

O Senhor dos Anéis e cada volume tem inúmeras edições e inúmeras capas. Eu adoraria ter todas, mas eu acho a capa mais famosa, que é a que está demonstrada na descrição do livro é bem bonita. Não sei se foi feita pelo Tolkien, mas é pintura também. Em relação ao volume único, acho a capa verde retratando Gandalf muito bonita e bem feita.

Para quem assistiu o filme, logo diz que o protagonista é o Frodo. Mas, quando você lê o livro, vê que ele é só mais um dos personagens e tem tanta importância quanto todos os outros. É óbvio que ele leva um destaque por ser O Portador, portanto vamos ao que eu acho de Frodo, filho de Drogo. Acho o Frodo um personagem medroso, que tem medo de tudo (mas também, com o fardo enorme que ele carrega...), ele se demonstra o tempo todo no livro como se esforçasse para parecer independente, mas no filme é totalmente o contrário, ele é muito dependente. E no fim, assim como todos os hobbits, ele surpreende com uma força que nenhum homem ou elfo tem.


É um livro clássico do Tolkien, é excelente! As pessoas acham chato por não serem pacientes com o desenrolar formal e lento dos eventos, mas se terminar de ler não se arrependerá. Open your mind!

Gostei do primeiro livro, mas espero que os próximos sejam melhores e com mais ação e aventura, sem que os hobbits se escondam tanto nas asas dos elfos. Assisti aos filmes e já tenho uma ideia do que acontece em As Duas Torres, por isso espero mais do próximo livro. Acho que é normal o primeiro livro ser mais chatinho, pois é o início de tudo e as vezes o início é entediante mesmo, porém necessário.


Resenha escrita por Sara Muniz. Envie a sua também!


E você, já leu algo do professor Tolkien? Se sim, que livros? Já assistiu/leu O Senhor dos Anéis? O que achou? Comenta aí!

Comentários